Coletivo Caiçara de São Sebastião reconquista mais um rancho de pesca, uma luta por sobrevivência e tradição cultural

0
168

O Coletivo Caiçara de São Sebastião, em conjunto com vários primos caiçaras da Costa Sul, retomaram o Território Tradicional Caiçara do Rancho do Seu Bacamarte na Praia de Santiago.

O rancho centenário sofreu a ação do tempo e em 2016 a cobiça humana representada pela especulação imobiliária fez com que um tubarão cercasse a área, queimasse a canoa vitoriosa e várias redes, despejando os caiçaras do lugar e os mantendo afastados com ameaças.

Mas com a União dos Caiçaras através do Coletivo Caiçara de São Sebastião hoje o Território do Rancho retornou ao seio da família PASSOS!

O Rancho Centenário está novamente de pé, as canoas e redes protegidas do sol e da chuva e a memória do Caiçara purão do Santiago, Seu Bacamarte, viva no rancho e na travessa que liga a rua à praia, rebatizada de travessa Benedito Abílio dos Passos.

Não se trata de invasão, o Território Tradicional Caiçara é garantindo por Lei àqueles que mantém viva a tradição e a memória do povo. O decreto 6040/2007 protege os diretos dos povos tradicionais e é baseado nele que o Coletivo Caiçara de São Sebastião vem atuando para dar suporte legal às Retomadas.

A área do Rancho Bacamarte está em terreno de Marinha, faixa de terra pertencente à União hoje gerenciada pela Secretaria do Patrimônio da União SPU, onde já se encontra em andamento a regularização desse rancho centenário sob o n° 04977-008.144/2018-65.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui