Começou a Semana Internacional de Vela de Ilhabela

0
34

O mais importante evento náutico da América do Sul prossegue até o dia 28 de julho, com atrações no mar e na terra.

O primeiro dia da 46ª Semana Internacional de Vela de Monotipos de Ilhabela, neste sábado (6), teve duas atrações, no mar e em terra. Pela manhã foi realizada a abertura das competições no mar, na Escola de Vela Lars Grael. À noite aconteceu a abertura do espaço Race Village, no Centro Histórico de Ilhabela, na Vila, que após a cerimônia de descerramento da fita, teve o primeiro grande show, com o cantor Simoninha e & Jazz Big Band.

Na Escola de Vela Lars Grael, o mais importante evento náutico da América do Sul recebeu a prefeita, Gracinha Ferreira, autoridades municipais e atletas para a realização da abertura da 46ª Semana de Vela de Monotipos de Ilhabela, que prossegue até o dia 9.  À noite, a prefeita, demais autoridades, atletas e turistas prestigiaram a abertura do Race Village, criado com o objetivo de promover a integração da comunidade local, turistas e atletas da Semana de Vela e também garantir entretenimento e diversão para públicos de todas as idades.

As competições acontecem diariamente com regatas das diferentes categorias classificadas como monotipos, entre elas Dingue, Sharpie, Optimist, Hobie Cat, Snipe, Laser e Star. Elas existem para diferenciar os variados tipos de barcos com vela. Os últimos quatro citados ¬- Hobie Cat, Snipe, Laser e Star- poderão ser vistos em competições durante a Semana de Vela de Ilhabela. No sábado, também ocorreu o início do Campeonato do 7° distrito da Classe Star, seguindo com o Circuito Paulista de Windsurf e Circuito Rei da Ilha de Kitesurf Hydrofoil.

Já em terra, além da música de Simoninha, mais 13 artistas subirão ao palco principal do Race Village. No show de ontem, Simoninha mostrou todo o seu talento, cantando músicas de gênero soul, pop, samba, samba rock, samba funk e bossa nova. Simoninha é filho do finado cantor Willson Simonal, ícone do MPB nas décadas de 60 e 70. O show de Simoninha teve a participação do grupo de orquestra Jazz Big Band, formado por saxofones, trombones, trompetes, baixo, bateria e piano, que proporcionou um som diferente para músicas consagradas.

“Convidamos os moradores e visitantes para aproveitarem todas as atrações da programação do evento, tanto no mar quanto em terra”, destacou a prefeita Gracinha Ferreira, que fez questão de parabenizar os funcionários das secretarias de Esporte e Lazer e Desenvolvimento Econômico e do Turismo, pelo intenso trabalho para viabilizar o reconhecido evento.

A prefeita Gracinha Ferreira, também foi à Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela) prestigiar a exposição “Coleção Foto+Pintura= Arte”, do fotógrafo Marco Yamin, que esse ano decidiu inovar e colocar em exposição o resultado de sua exclusiva técnica de pintura sobre foto, conhecida como digital art., com o tema náutico, aproveitando sua longa experiência neste segmento.
A programação da 46ª Semana de Vela teve uma economia de aproximadamente R$ 2 milhões com estrutura e programação do “Race Village”, onde são realizadas as apresentações culturais e palestras. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, responsável pelo espaço, a programação conta com mais atrações musicais, em comparação ao ano passado, tanto de artistas da cidade e nomes nacionais. Além da economia, as empresas prestadoras de serviços receberam a orientação para que contratem funcionários temporários por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador de Ilhabela (PAT).

O critério da economicidade está sendo praticado pela atual gestão que, com menos de dois meses já cancelou o edital lançado pela Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela), que pretendia realizar futuras e eventuais aquisições de serviços de buffet e coffee break para eventos institucionais; revogou o decreto (7.544/2019 ) que declarava de utilidade pública para fins de desapropriação um espaço, localizado na Barra Velha; cancelou uma licitação para locação de banheiros químicos e as cotas de patrocínio de eventos até o mês de agosto e cancelou a licitação para a aquisição de óculos de realidade virtual para a pasta da Educação e homologou a doação do navio oceanográfico Professor W. Besnard;.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO! (CLIQUE AQUI!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui