A verdade sobre os números do FAPS

0
399

O FAPS – Fundo de Aposentadoria e Pensões dos Servidores de São Sebastião foi criado em 1992 e tinha por finalidade garantir benefício de aposentadoria, pensão por morte e até auxílio reclusão aos servidores municipais ou seus familiares. Trata-se de um sistema contributivo e solidário, isto é, onde todos contribuem para todos e que tinha como missão original garantir tranquilidade, principalmente financeira, aos servidores municipais.

Mas, vereadores de oposição na Câmara, usando de tom terrorista, amedrontam os servidores públicos de São Sebastião com a questão do déficit de 500 milhões no FAPS, nos últimos dois anos.

Talvez, a intenção destes seja política, pois não apontam o déficit, mas não explicam que essa elevação ocorre por conta de aplicações duvidosas da administração passada em fundos “estressados”, também chamados de fundos “podres”, a partir de 2013. Inclusive, nem que essas aplicações mal feitas são alvo de investigação da Polícia Federal e de outros órgãos reguladores como o Tribunal de Contas e a Controladoria Geral da União.

Sim, o déficit existe e veja o verdadeiro porquê:

Nos últimos dois anos mais de 250 servidores se aposentaram, e a combinação aposentadoria + aplicações indevidas no governo passado resultaram em déficit do FAPS

Até 2012 o patrimônio do FAPS cobria sua provisão matemática. Mas foi a partir de 2013 que a administração passada passou a fazer investimentos em fundos “podres” que resultam em prejuízos significativos para o FAPS, chegando no final de 2016 a R$ 256 milhões de déficit.

A atual administração enviou para o Legislativo projeto transformando o FAPS em Instituto de Previdência, uma autarquia com personalidade própria, como manda o governo Federal. Esta medida visa deixar o FPAS longe de interferências políticas e sob a administração de gestores técnicos capacitados em economia que, com os anos, irão tentar reaver investimentos duvidosos que geraram prejuízos a partir de 2013.

Aos interessados em saber a verdade sobre os números do FAPS, inclusive investimentos, poderá obter informações de forma bem transparente no site do fundo https://faps.sp.gov.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui