MORADORES DE CARAGUATATUBA TÊM ATÉ 31 DE OUTUBRO PARA FAZER BIOMETRIA ELEITORAL NO POUPATEMPO

0
14

Os eleitores de Caraguatatuba que forem utilizar os serviços do Posto do Poupatempo podem aproveitar a ida ao local para fazer a identificação biométrica. O cadastro digital é necessário para evitar o cancelam­ento do título eleitoral e outros documentos, além da perda de uma série de direitos.

Os funcionários do Cartório Eleitoral permanecem até o dia 31 de outubro no Posto do Poupatempo de Caraguatatuba. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Os interessados devem estar munidos do documento de identidade original, título de eleitor (se tiver) e um comprovante de residência (emitido, no máximo, há três meses).

De acordo com a Justiça Eleitoral, o prazo do cadastro biométrico encerraria no dia 19 de dezembro, mas mostrou-se exagerado em função do alto percentual de revisões biométricas realizadas em 75% do eleitorado do município. Após análise da capacidade de atendimento, o Cartório Eleitoral de Caraguatatuba decidiu antecipar a data limite da biometria para 31 de outubro. A medida visa tornar o atendimento à população mais eficiente e evitar a formação de filas nos últimos dias de cadastramento.

#PraCegoVer: Eleitor faz cadastro biométrico no Interior do Poupatempo (Foto: Luis Gava/PMC)

É necessário realizar a biometria para evitar o cancelamento do título eleitoral e perder uma série de direitos e benefícios como: tomar posse em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública (licitações) e praticar qualquer ato que exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

Atualmente Caraguatatuba possui 94.170 eleitores. Até o momento, 70.629 (75% do eleitorado) pessoas com idade para votar fizeram o cadastro biométrico. Além disso, quem não executar o procedimento não poderá votar nas próximas eleições.

A identificação biométrica envolve a coleta das impressões digitais dos 10 dedos, fotografia e assinatura digitalizada de cada pessoa, além da atualização dos dados constantes no cadastro.

O Poupatempo fica na Avenida Rio Branco, 955 – Indaiá (em frente à Escola Estadual Colônia de Pescadores).

UBS do Perequê-Mirim

O cadastro da identificação biométrica do Cartório Eleitoral também pode ser feito na Unidade Básica de Saúde do Perequê-Mirim até o dia 25 de outubro. Os interessados precisam comparecer de segunda a sexta, das 8h às 17h, munidos do documento de identidade original, título de eleitor (se tiver) e um comprovante de residência (emitido, no máximo, há três meses).

A UBS está situada na Rua José Geraldo Fernandes Da Silva Filho, 295 – Perequê-Mirim.

Cartório Eleitoral

Os moradores precisam comparecer ao Cartório Eleitoral, no bairro do Sumaré, munidos do documento de identidade original, título de eleitor (se tiver) e um comprovante de residência (emitido, no máximo, há três meses).  O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 11h às 18h.

O Cartório Eleitoral fica na Avenida Brasil 775 – Sumaré (próximo ao Fórum de Caraguatatuba). Mais informações pelo telefone (12) 3882-1398.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui