Poluição das praias foi causada pela chuva ?

0
349

A Prefeitura de Ilhabela emitiu nesta quinta(31) uma nota oficial sobre a poluição das 19 praias da ilha, conforme consta no boletim de balneabilidade da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) divulgado na quarta(30).

Já a indicação de água poluída está presente em pontos famosos, como as praias da Feiticeira e da Ilha das Cabras, na parte sul de Ilhabela.
Não é a primeira vez que todas as praias ficam impróprias na ilha. Já houve situações semelhantes nos verões de 2017 e 2018, segundo a Cetesb. A piora da balneabilidade está associada às chuvas intensas de novembro a final de janeiro —só no último sábado (26) e domingo (27), Ilhabela registrou cerca de 50 mm de chuva.

Mesmo o esgoto coletado não recebe o tratamento indicado, consequência direta do saneamento deficiente do arquipélago. No balneário, os rejeitos passam apenas pela primeira de três fases de tratamento e retira somente os resíduos sólidos mais grosseiros, como fraldas e absorventes. O restante recebe cloro e é jogado na água do mar por emissário submarino localizado a cerca de 800 metros da praia de Itaquanduba, no norte da ilha.

Ilhabela ocupa o segundo lugar no ranking de praias que passaram mais tempo impróprias para banho em 2018, e foi reprovada em 46% das análises feitas pela Cetesb.

A gestão municipal diz estar construindo novas Estações de Tratamento (ETE) de esgoto, e que aguarda o licenciamento da Cetesb para construção de uma adutora —tubulação que alimentará de água do norte ao sul do arquipélago? Então vamos aguardar tal obra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui