Programação do “Outubro Rosa” continua com ações nas Unidades Básicas de Saúde de Ilhabela

0
19

A programação do “Outubro Rosa” segue em Ilhabela pelas Unidades Básicas de Saúde e Centro de Referência da Mulher. As ações continuam pelo arquipélago atingindo um grande número de mulheres.

Na próxima sexta-feira, 11, a UBS do Perequê terá uma programação extensa durante todo o dia. A partir das 8h, será oferecido um café da manhã para recepcionar as pacientes que poderão aproveitar uma aula de alongamento, palestra e roda de conversa com uma terapeuta ocupacional, além de poder realizar exames de mamas, teste rápido, coleta e exame preventivo e ainda atualizar a carteira de vacinação. Já na parte da tarde, um lanche recepcionará as mulheres, que também terão a oportunidade de realizar os exames e testes, participar de uma aula de alongamento, uma palestra e roda de conversa com uma nutricionista e receber orientação postural com uma fisioterapeuta. A UBS também fará uma homenagem as pacientes que lutaram contra o câncer de mama.

A programação do dia 15, será na Armação, as ações terão início às 17h, com rodas de conversas sobre autoconscientização do autoexame, apresentação de vídeos motivacionais e coleta de papanicolau. A UBS também receberá as ações do “Outubro Rosa” no dia 30.

Já no Centro de Saúde III, na Vila, terá coleta de papanicolau, exames de mamas, testagem rápida, atividades educativas, orientações de hábitos alimentares e palestras com os temas: autoestima, prevenção ao câncer de mama e alimentação no climatério.

A UBS da Barra Velha também proporcionará à comunidade uma programação especial no dia 16, das 8h30 às 11h30, com café da manhã, rodas de conversas sobre o câncer de mama, Direito da Mulher e Lei Maria da Penha. Também serão realizados exames de mama, atendimento médico e consulta de enfermagem com testagem rápida, atualização de histórico vacinal e esmaltação e maquiagem. Das 14h às 15h, a UBS da Barra continua sua programação com uma roda de alongamento e orientação de práticas de atividades físicas; atendimento médico e de enfermagem com exames clínicos e solicitação de mamografia, palestra sobre incontinência urinária e atividade de fisioterapia.

A UBS Itaquanduba terá sua programação no dia 23 de outubro, das 16h às 19h, com atendimento ginecológico, avaliação de mamas, solicitação de mamografias, coleta de papanicolau e testes rápidos de sorologias.

Do dia 21 a 26 de outubro, o Posto de Atendimento à Saúde, na praia do Bonete, fará para as mulheres da comunidade, das 8h às 17h, uma programação especial, com café da manhã, palestras, esmaltação e maquiagem, caminhada, yoga, massagem, acupuntura e ventosa.

O Centro de Referência da Mulher (CRM) terá café da manhã para as pacientes todas as sextas-feiras do mês. Além disso, todos os dias, as mulheres de 40 a 69 anos, poderão realizar o exame de mamografia sem agendamento.

O encerramento da campanha do “Outubro Rosa” será no dia 31 de outubro, no CRM, com uma Oficina de Chá, com acompanhamento de nutricionista, às 9h.

 

Caminhada

 

A 3ª Caminhada contra o Câncer de Mama promete deixar Ilhabela toda rosa no próximo dia 26, com concentração a partir das 9h, em frente ao CRM, com destino à Praia do Perequê.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui