Revitalização da avenida Professor Malaquias é entregue na Barra Velha

0
521

Avenida é uma das 41 ruas que estão sendo revitalizadas no bairro

Em comemoração aos 213 anos de emancipação político-administrativa de Ilhabela, a Prefeitura deu início à série de entrega de obras nesta segunda-feira (10), com a inauguração da avenida Professor Malaquias de Oliveira Freitas, na Barra Velha.  

Na via, uma das principais da cidade e do bairro, foram instaladas tubulações para a passagem das águas das chuvas, e também para solucionar o problema de assoreamento. Com a obra, os tubos foram trocados por aduelas de concreto armado para melhorar o escoamento e a drenagem das ruas transversais.

 Em relação à pavimentação da avenida, optou-se pela implantação de 6.650 metros² de bloquetes de 16 faces intertravados, que proporcionam melhor qualidade ambiental, reduzindo os riscos de enchentes, levando em consideração a grande circulação diária da avenida e proximidades. 

O projeto contempla ainda ciclovia de mais de 500 metros, calçadas de mais de 3.000 metros², academia ao ar livre, canteiros, pergolados (estruturas decorativas), e replantio da vegetação oriunda da própria região, somadas com novas árvores nativas que também fazem parte da paisagem. 

Esta avenida integra o maior plano de obras da história do arquipélago, com a pavimentação de outras 40 ruas na Barra Velha, e a execução de um total de 300 obras nos próximos anos, de norte a sul do arquipélago.

O prefeito, Márcio Tenório, destacou que a obra é histórica porque transformou a avenida, antes escura e com problemas de drenagem e buracos. “A população reivindicava há décadas essas melhorias”, afirmou Tenório, lembrando que está cumprindo o compromisso de levar a riqueza da cidade aos bairros e que novos investimentos estão previstos para todas as regiões da cidade, como novas unidades de saúde, creches, escolas e outros.

Moradores

Os moradores do bairro elogiaram a qualidade da obra de drenagem, que solucionou o antigo problema de enchentes, implantou uma academia ao ar livre e iluminação especial. “A obra veio resolver o problema do alagamento e trouxe mais qualidade de vida à população, com a academia de ginástica e a iluminação”, afirmou Almir Mariano, que no passado denunciou uma enchente na avenida utilizando um bote. Ele e outros moradores também destacaram que a nova estrutura da avenida facilita o acesso das crianças.

A solenidade contou com a presença do prefeito Márcio Tenório, da vice-prefeita, Maria das Graças Ferreira, a Gracinha; dos secretários municipais Léia Roefero (Planejamento Urbano, Obras e Habitação), Nilce Signorini (Desenvolvimento  e Inclusão Social), Ricardo  Fazzini (Desenvolvimento Econômico e do Turismo), José Roberto de Jesus (Esporte e Lazer), Yeda Lopes (Educação), Thiago Souza Santos (Serviços Urbanos), Luiz Lobo (Administração) e Tiago Correa (Gestão Financeira); os vereadores Gabriel Rocha, Luiz Paladino, Mateus Pestana e Cleison Guarubela; o pastor Adelvandes Ferreira  (presidente do Conselho de Ministros e Pastores); o padre Alessandro Coelho, e população do bairro.

Mais obras

Ainda dentro da programação de aniversário, outras importantes obras serão entregues. É o caso da inauguração do Centro de Referência da Mulher, no Perequê, no próximo sábado, 15, às 10h. Na tarde do mesmo dia, a comunidade do Alto da Barra Velha será contemplada com o novo “Campo do Leandro”, a ser entregue às 15h.

E as ações não param por aí. No dia 18 de setembro, às 10h, haverá a inauguração do Núcleo de Atendimento Social, no bairro Itaguaçu.  No dia 20, mais duas entregas: o novo Procon, às 10h, no Perequê, e a inauguração da Escola de Marcenaria, às 18h, no mesmo bairro. Já no dia 22, às 13h, será entregue a revitalização do Campo do Portinho. 

A programação de entrega de obras termina no dia 29 de setembro, às 10h, com a inauguração do Estacionamento da Praia do Castelhanos. 

Pedras fundamentais

A programação dos 213 anos de emancipação político-administrativa do município reserva também o lançamento da Pedra Fundamental do Mirante do Piúva, no sul da Ilha, no dia 21 de setembro, às 16h.

Já no dia 26, às 20h, ocorrerá o lançamento da Pedra Fundamental da Construção da UBS Evaristo Nascimento, no bairro Armação, no norte da Ilha.

PROGRAMAÇÃO DE OBRAS DO MÊS DE ANIVERSÁRIO DA CIDADE

Dia 15 – SÁBADO

10h – Inauguração do CRM (Centro de Referência da Mulher)

Local: Avenida Princesa Isabel, 1673 – Perequê

15h – Inauguração do Campo de Futebol Society do Leandro

Local: Rua do Leandro – Barra Velha 

Dia 18 – TERÇA-FEIRA

10h – Inauguração do Núcleo de Atendimento Social

Local: Itaguaçú 

Dia 20 – QUINTA-FEIRA

10h – Inauguração Procon

Local: Perequê 

18h – Inauguração da Escola de Marcenaria

Local: Perequê

Dia 21 – SEXTA-FEIRA

16h – Lançamento da Pedra Fundamental do Mirante do Piúva

Local: Sul da Ilha

Dia 22 – SÁBADO

13h – Inauguração da reforma do Campo do Portinho

Local: Portinho 

Dia 26 – QUARTA-FEIRA

20h – Lançamento da Pedra Fundamental da Construção da

UBS Evaristo Nascimento

Local: Armação

Dia 29 – SÁBADO

10h – Inauguração do Estacionamento da Praia de Castelhanos

Local: Praia de Castelhanos

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui