Superação e emoção marcam abertura da 3ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

0
15

A abertura da 3ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência realizada pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da secretaria da Pessoa com Deficiência e Idoso (SEPEDI) teve início na última terça-feira (26), no Teatro Municipal, e vai até 03 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. O ponto alto do evento foi a apresentação do musical Três Raças do Coral de Libras da EM Profa. Cynthia Cliquet Luciano, do bairro Enseada, e o Desfile de Moda Inclusiva, parceria com a secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Fundo Social.

“Trabalhamos com muito amor, carinho e dedicação para desenvolvermos políticas públicas voltadas aos idosos e deficientes de São Sebastião. Os investimentos aumentam a cada dia. Um dos exemplos é o contrato com a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) para fornecimento de equipamentos de tecnologia assistiva. Nós estamos aqui para fazer a diferença, com excelência e muito respeito”, afirmou o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto.

Durante os discursos das autoridades presentes, o representante da sociedade civil, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Rodrigo Tude, enfatizou a importância da inclusão do deficiente. “Essa semana é importante para nós deficientes porque mostramos que existimos e somos parte da sociedade”, disse Tude.

Isabelle Palma Marques da Silva, gestora de Moda Inclusiva, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, elogiou a semana e agradeceu o convite para palestrar sobre o tema. “Essas políticas desenvolvidas em São Sebastião são excepcionais. A ideia de mostrar que existem roupas específicas para nós deficientes, de forma inclusiva, demonstra superação em todos os sentidos. Foi uma honra palestrar nesta semana”.

A cadeirante Vivian Vitória, 19 anos, moradora de Maresias era uma das modelos do desfile. “Nunca me senti tão bonita e a vontade. A beleza está em viver. Minha gratidão é imensa a toda a equipe da Prefeitura”, agradeceu Vitória.

Segundo dados da SEPEDI, aproximadamente, mais de cinco mil idosos e deficientes já foram atendidos pela secretaria.

Confira a programação

28/11 – Quinta-feira – Fórum de Empregabilidade, mesa redonda sob o tema “Os Desafios da Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho”, com Rodrigo Tude, Telmo Rodrigues, Flora Barbosa e Andréa Souza, 19h, auditório da Faculdade São Sebastião (FASS), Rua Agripino José do Nascimento, 177, Centro;

29/11 – Sexta-feira – Atividades na Praia, InterCaps do Litoral Norte, 9h, Praia Grande (Balneário dos Trabalhadores);

30/11 – Sábado – Vivência Onda Azul – Surf para Autistas, 9h, Instituto Gabriel Medina, Avenida Dr. Francisco Loup, 893, Maresias;

02/12 – Segunda-feira – Capacitação da Equipe de Odontologia do Município – ‘Atendimento as Diferentes Deficiências’, palestrante Dr. João Carlos da Rocha, das 9h às 17h, auditório do Sindicato dos Petroleiros de São Sebastião (Sindipetro), Rua Auta Pinder, 218, Centro;

03/12 – Terça-feira – Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Apresentação do Musical e Humor “Eficientes Físicos”, de Valério Wiz e Beto Di Franco, Premiação Parceiro Destaque Lacre Amor e Exposição “História da Pessoa com Deficiência”, 18h30, Anfiteatro da Rua da Praia, Centro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui