Praia de Toque-Toque Pequeno o charme caiçara em 1200 mts, tupi-guarani quer dizer “ilha”

0
16
Toque-Toque Pequeno
Toque-Toque Pequeno

No meio da praia deságua o riacho da cachoeira de Toque-Toque

Toque-Toque Pequeno é a segunda praia depois de Toque Toque Grande, em direção ao Noroeste. É mais longo que o Toque-Toque Grande, e sua paisagem é quase a mesma: casas de classe média entre a praia e a rodovia,entre restaurantes e atividades caiçaras.

Toque-Toque Pequeno, tem sua própria ilha, que onde ela se parece com uma tartaruga quando vista do continente.

Caiçaras
Na praia de Toque Toque Pequeno, andando pro lado esquerdo as canoas dos pescadores começam a aparecer, transbordadas de redes, sobre as toras que as suporta até a água.

Alguns destes pescadores são remanescentes do povo caiçara. É o caso de João Carlos, do Toque Toque Pequeno, que alimenta seus peixes no cerco três vezes por dia.

A rotina não é leve e um parceiro sempre é necessário, principalmente para colocar e retirar a canoa na água, por meio de toras que são colocadas abaixo do casco na areia.

A cultura caiçara era tão enraizada nesta região que foi construida a capela no local: Em devoção a Nossa Senhora Imaculada Conceíção, foi construída em pau-a-pique também na década de 20 do século XX.

João, caiçara local alega que ele provavelmente é a última geração de caiçaras, que existe em Toque-Toque Pequeno, pois seu filho já está estudando e não deve permanecer para fazer a mesma coisa que seus antepassados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui